Publicado em: 12/12/2018 11:10 | Fonte/Agência: Assessoria da Câmara Municipal de SMS | Autor: Hugo Lopes Jr

Posse dos Vereadores Mirins

Aconteceu no dia 11 de dezembro nas dependências da Câmara Municipal, a posse dos vereadores mirins, dentro do Projeto Parlamento Jovem.

Tomaram posse os 9 vereadores que foram eleitos no Colégio São Mateus, dentro do programa do tribunal regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), onde alunos de escolas estaduais participaram de uma eleição, de escolha de representantes para toda a comunidade escolar do município, e atuando nos mesmos moldes dos vereadores eleitos.

Os nossos vereadores mirins, juntamente com outros alunos receberam as informações e como funcionaria a eleição. Tiveram algum tempo para realizar as suas campanhas em busca de convencer os alunos do colégio, de que suas propostas eram as melhores e mereciam a confiança do voto.

A ideia foi levada pelo Fórum Eleitoral, pela direção, com a Ana Claudia Newmann Cabral e Jebneel Szeajia, até a direção do Colégio São Mateus, que de pronto aceitou o desafio e com os professores de filosofia e sociologia engajados, conseguiram orientar os alunos sobre as eleições e a importância dela. Tanto que foram superadas as expectativas quanto aos candidatos, chegando ao número superior a 30 concorrendo às 9 vagas.

Foram empossados Poliana carvalho Ribas, Matheus Oliva, Caroline de Souza Wisniewski, Ellen Caroline Balestreri, Jaíne Eulália de Oliveira, Leandro Cesar Guimarães, Amanda Laís Maciel Kugeratski, Maísa de Oliveira Santos e Amanda Camila de Paula e Silva. Seguindo o regimento interno da Câmara, que os vereadores mirins seguirão, a eleita Ellen Carolina Balestreri por ser a mais nova entre os eleitos, fez o juramento em nome de todos.

Participaram da solenidade os vereadores Nereu Dal Lago, Fernanda Sardanha, Júlio Balkowski, e Geraldo de Paula e silva, e também o prefeito municipal Luiz Adyr Gonçalves Pereira, o juiz eleitoral André Olivério Padilha e o deputado estadual eleito Emerson Bacil, além dos familiares e amigos dos novos vereadores.

As reuniões dos vereadores mirins iniciaram em janeiro, aconteceram na Câmara Municipal e serão reuniões ordinárias mensais e ocasionalmente alguma extraordinária se a pauta assim o requerer.