Horário de funcionamento: 2ª à 6ª, das 08h às 12h e das 13h30 às 17h

Publicado em: 12/09/2018 13:35 | Fonte/Agência: Assessoria da Câmara Municipal de SMS | Autor: Hugo Lopes Jr

31ª REUNIÃO ORDINÁRIA dia 10 de setembro de 2018

ATA Aprovada

CORRESPONDÊNCIAS

-Ofício 536/2018 ao presidente da Câmara, Nereu Edmundo Dal Lago apresentando para apreciação o Projeto de Lei 46/2018 sobre abertura de crédito especial, na fonte 1000.

-Projeto de Lei do Legislativo 10/2018, concedendo o título de Cidadão Honorário ao Sr. Albari Moreira Pinto, proponente vereadora Fernanda Sardanha.

-Ofício ao presidente da Câmara, Nereu Dal Lago reportando aos requerimentos 48 e 49/2018 sobre os contratos de recapes. Rua Dom Pedro II (entre João Gabriel Martins e Barão do Rio Branco), rua Barão do rio Branco (entre a 21 de setembro e Paulino Vaz da silva), rua Barão do rio branco (entre Paulino Vaz da Silva e David de Paula e Silva), rua Altino Pereira de Lima (entre a Barão do rio Branco e av. Ozy Mendonça de lima), rua 21 de Setembro (entre Barão do Rio Branco e av. Ozy Mendonça de Lima), rua Barão do Rio Branco (entre Altino Pereira de Lima e Ulisses Faria), rua Desembargador Joaquim Ferreira Guimarães (entre Guilherme Kantor e João Gabriel Martins), rua João Gabriel Martins (entre Vitório Biancolini e Dona Estefânia), rua João Gabriel Martins (entre Pedro Effko e Desembargador Joaquim Ferreira Guimarães) e rua Prefeito Bernardo de Amaral Wolff (entre David Felipe de Meira e Hezir Leal Hultman).

-Ofício 526/2018 ao presidente da Câmara, Nereu Dal Lago reportando ao requerimento verbal

Realizado na última sessão da Câmara pela vereadora Fernanda Sardanha. Solicitações encaminhadas a Secretaria de Obras, a quadra do Colégio Odemira Cunha, a empresa já assinou o contrato no dia 31 de agosto e tem 90 dias para entregar a obra. Quanto ao muro da escola Pedro Effco, o projeto está sendo elaborado, para posterior orçamento e licitação das obras.

-Convite para o presidente da Câmara Nereu Dal Lago e a todos os vereadores, para participarem do Projeto Jovem Empreendedor na Escola do Campo Gustavo

, dia 11 de setembro, início às 1330 horas até às 1630 horas, na comunidade de Dois Irmãos.

PROJETOS DE LEI

45/2018: Abre ao Orçamento do Município, crédito adicional suplementar, no valor de R$ 901.500,00 através de anulação parcial de dotação orçamentária na fonte 1000 - Recursos Livres. (2ª votação) Aprovado por unanimidade.

INDICAÇÕES

74/2018-Solicitação de colocação de lombada na rua David Felipe Meira, entre as ruas    no jardim Santa Cruz. Solicitação de moradores devido ao novo asfalto e por conta dos motoristas que não respeitam o limite de velocidade. Proponentes ver. NEREU DAL LAGO e MARTA CENTA. Aprovado por unanimidade.

Discussão

-Ver. Marta: Essa foi uma solicitação que ocorreu durante a reunião que ocorreu na Câmara, quando da visita dos estudantes do Adolescentro semana passada. Eles mesmo solicitaram devido aos excessos de velocidade que o asfalto novo trouxe.

75/2018- Solicitação de colocação de lombada na rua Antonio Bisinelli, altura do Cepom, pedido pela comunidade. NEREU DAL LAGO e MARTA CENTA. Aprovado pela presidência.

Justificativa

-Ver. Marta:  igual ao anterior pedido na reunião com os jovens. É uma questão de educação, antes era rua de pedra e com o asfalto fazem racha, segundo os alunos que são moradores. Não adianta colocar nenhum presidente lá que não vai salvar, é a educação que vai mudar algo.

Palestra com o secretário de Meio Ambiente e Agricultura Hélio Sakurai

Foi abordado o projeto Horti Fruti que está sendo implantado em nossa cidade, sobre o plantio de diversos produtos sem agrotóxicos. Promovendo segundo o secretário, a implantação de toda uma cadeia de produtos orgânicos, desde o aprendizado de manejo dos produtos orgânicos, o plantio e a venda e ou transformação desses produtos para mercados já existentes, uma parte no município e a maior parte fora daqui, em cidades onde o consumo é grande e chega a ser limitado pela falta de produtos. Também explicou o mercado de orgânicos, a procura e o crescimento atual e como isso se transforma em renda para os agricultores que investem nesse mercado. Também falou sobre a atuação dos agrotóxicos e sua ligação com algumas doenças e que isso está cada dia mais, criando mercado para os orgânicos.

Comentário dos Vereadores

A vereadora Marta Centa, que fez o convite para a palestra, agradeceu a atenção e espera que através da divulgação do Info Samas pela internet, muito mais agricultores conheçam esse projeto. Agradeceu a presença dos alunos da Casa Familiar Rural e também do Colégio do Lageado. E que também a maneira de fixar o jovem no campo é levando tecnologia até eles. O vereador Júlio comentou da existência de interesses de grandes empresas contra a agricultura orgânica, mas que com ela as futuras gerações terão um meio ambiente bem melhor. A vereadora Fernanda comentou ser uma defensora a longa data da agricultura orgânica e utiliza em casa, e que é uma forma de garantir a saúde também. Sobre a importância dos orgânicos o vereador Miguel comentou sobre a grande incidência de problemas hepáticos dos cachorros que trata devido a alimentação com as rações, e isso acontece também com o homem. Indagou ainda se existe algum projeto para origem animal sem hormônios e tal. A resposta foi que por enquanto apenas a piscicultura. Por sua vez o vereador e presidente da Casa, Nereu Dal Lago comentou do orgulho de ser produtor rural e que os jovens no campo também devem ter esse orgulho junto com seus pais e que hoje é uma alternativa muito boa de renda, o campo.