Publicado em: 04/09/2018 16:25 | Fonte/Agência: Câmara Municipal de São Mateus do Sul | Autor: Hugo Lopes Jr

30ª SESSÃO ORDINÁRIA dia 03 de setembro de 2018

ATA Aprovada

CORRESPONDÊNCIAS

-Ofício 520/2018 ao presidente da Câmara, Nereu Dal Lago apresentando para apreciação o Projeto de Lei 46/2018 apresentando o LOA, exercício 2019, para apreciação.

-Ofício 522/2018 ao presidente da Câmara, Nereu Dal Lago reportando sobre as indicações 60 a 62, requerimento 44. Ind 60, encaminhada a Secretaria de Obras. Ind 61, encaminhada a secretaria de Meio Ambiente, resposta no ofício em anexo. Ind 62, repassamos ao departamento jurídico. Req. 44 está sob análise.

-Convite ao presidente da Câmara, Nereu Dal Lago e aos vereadores, para prestigiar a feira dos Jovens empreendedores dia 14 de setembro em todas as escolas na lista em anexo. Jorge Manfroni.

PROJETO DE LEI

-43/2018: Dispõe sobre a Avaliação Atuarial Anual para o Exercício de 2018 e sobre a forma de equacionamento e amortização de déficit técnico atuarial. (2ª votação) Aprovação unanimidade com o voto do presidente.

45/2018: Abre ao Orçamento do Município, crédito adicional suplementar, no valor de R$ 901.500,00 através de anulação parcial de dotação orçamentária na fonte 1000 - Recursos Livres. (1ª votação) Aprovado por unanimidade.

INDICAÇÕES

70/2018-Solicita colocação de lombada na rua Valentino Gosik, entre as ruas Pedro Effco e Joaquim Ferreira Guimarães. Proponente ver. NEREU DAL LAGO Aprovado por unanimidade.

Justificativa

-Ver. Nereu: tem outros requerimentos no mesmo teor, é um trabalho direto da Secretaria de Obras, sei que outros também têm. Quando se pede tem pessoas que necessitam pelo abuso de velocidade, ainda bem que não teve acidentes fatais como no passado, ninguém pede como enfeite, tem 8 ou 9 pedidos de lombada e só uma foi colocada. Já tive caso na minha família, na família é dos outros é difícil e mais difícil ainda é na família nossa, isso é terrível. Quem sabe faremos emenda impositiva o ano que vem. Lombadas é um item de segurança contra quem utiliza erroneamente o carro.

-Ver. Marta: parabéns presidente pela indicação, hoje retirei um projeto pois nunca sou atendida. Fui visitar uma comunidade, eles pedem a gente faz a indicação por que alguém pediu. Tenho aqui umas sessenta encaminhadas para a Secretaria de Obras.

71/2018-Que se realize um estudo para que a rua Tenente Max Wolff Filho tenha mão dupla entre a rua 21 de Setembro e a Paulino Vaz da Silva, devido a rua do Mate a mão dupla facilitaria para quem quer sair da cidade. NEREU DAL LAGO Aprovado por unanimidade.

73/2018-Que a Prefeitura viabilize coleta seletiva no interior da cidade, nas comunidades do Passo do Meio, Palmital e Pontilhão. Proponentes ver. MARTA CENTA e VAL GUIMARÃES aprovado por unanimidade.

Justificativa

-Ver. Geraldo: ano passado fiz pedido parecido em frente a Ervateira Vier, pois é uma vergonha ali na beira da estrada a situação do lixo. Fazem só dois anos o pedido, quem sabe o prefeito um dia vá para Curitiba pela Lapa e veja aquilo lá.

-Ver. Marta: bem lembrado, é preciso trabalhar com educação ambiental, os alunos estão sabendo história, matemática, geografia, mas não sabe depositar material reciclado. Por isso a importância da palestra do Hélio. Denunciem quando verem coisas erradas, tem locais que colocam papel higiênico junto com material a ser reciclado. O pessoal a reciclagem está fazendo o favor de recolher para nós.