Horário de funcionamento: 2ª a 6ª, das 08h às 12h e das 13h30 às 17h

Notícias

 


Publicado em: 24/07/2018 14:25 | Fonte/Agência: Câmara Municipal de SMS | Autor: Hugo Lopes Jr

 

 

24ª SESSÃO ORDINÁRIA  23 de julho de 2018

 

Ata Aprovada

 

CORRESPONDÊNCIAS

 

-Ofício ao presidente da Câmara, Nereu Dal Lago reportando a requerimento 37/2018, a resposta da Secretaria de Meio Ambiente, respondendo que a empresa contratada para a coleta de resíduos sólidos é a Atitude Ambiental, que realiza a coleta na área urbana de segunda a quinta-feira e sábado, sendo que as sextas-feiras recolhe no interior, uma vez por mês em cada comunidade. Está no 5º termo aditivo de contrato para mais um ano.

-Ofício 105, da União das Câmara, Vereadores e Gestores Públicos do Paraná –Uvepar em chamamento para união das Câmaras e vereadores em torno da construção do 1º hospital pediátrico do câncer no interior. Hoje 80% dos casos se diagnosticados no início tem cura, é um mal que não vê casse social e atinge todas as idades.

 

PROJETOS DE LEI

 

-39/2018: Dispõe sobre abertura de crédito adicional especial para a Secretaria Municipal de Assistência Social. (2ª Votação) Aprovado por unanimidade.

 

-40/2018: Altera o Art. 2º da Lei Nº 2.181/2012, que autoriza a doação de imóvel ao Governo do Estado do Paraná. (1ª Votação) Aprovado por unanimidade.

 

PROJETO DE LEI ORDINÁRIA LEGISLATIVO

 

-08/2018: Denomina Rua de nosso município como "Rua Dr. Orlando Mayer". Foi lido a biografia do mesmo. Proponente ver. JACKSON MACHADO. (1ª votação) Aprovado por unanimidade.

Discussão

-Jackson: é uma maneira de homenagear a família do Dr. Orlando, pelo legado que deixou no município, um dos melhores médicos e o mais carismático. Mesmo com muita brincadeira era sempre sério no seu serviço. Vamos homenageá-lo com uma rua, agradecemos em nome da família.

-Nereu: era uma pessoa maravilhosa, além da saudade, faz uma falta enorme na saúde. Era parente, esposa de uma prima da família. É uma homenagem muito justa, é uma família que nos orgulha. Deixou um grande legado a cidade, para todos nós.

 

-09/2018: Acrescenta o § 8º ao artigo 1º da Lei Municipal 2.574/15, que autoriza o Município de São Mateus do Sul a implantar o programa "Aluguel Social" e dá outras providências. Proponente ver. FERNANDA SARDANHA (1ª votação) Aprovado por unanimidade.

Discussão

 

-Ver. Sardanha: é uma alteração social, das famílias que não podem ter programas sociais, pois participaram de programas como da Cohapar, e nem sempre as famílias estão em situações boas, e muitas vezes acabam em situações de risco social e violência. Crianças e adolescentes ficam desassistidas. É baixo os investimentos destinados na habitação social, em 2017 e 2018 nada foi aplicado. Casas com situação de risco, não foi atendido uma só reforma.

 

REQUERIMENTOS

 

-41/2018: oficializar o gabinete do deputado Toninho Wandscheer solicitando emenda para construção de ponte na Água Branca. É de extrema importância para a localidade, escoamento agrícola, e pedestres, veículos e máquinas. Proponente FERNANDA SARDANHA Aprovado por unanimidade.

Discussão

-Ver. Fernanda: é o mesmo pedido que o senhor (Nereu) e a Marta fizeram junto. Devemos assinar junto, com a ponte de Porto Ribeiro também.

 

-42/2018: oficializar o gabinete do deputado Toninho Wandscheer solicitando emenda para construção de ginásio coberto na escola do Campo Castro Alves, uma ferramenta educacional e esportiva ao mesmo tempo. Proponente ver. FERNADA SARDANHA Aprovado por unanimidade.

-43/2018: oficializar a Claro, a respeito do sinal da empresa em São Mateus do Sul. Há muitas reclamações das comunidades do interior, principalmente do Faxinal dos Elias, que está sem sinal, entraram em contato via telefone, mas não tiveram resposta da mesma. Proponente ver. NEREU DAL LAGO.  Aprovado por unanimidade.

 

INDICAÇÃO

 

59/2018: oficializar a Prefeitura para realizar a manutenção da quadra de areia da praça da vila Americana, colocando redes e refazendo a manutenção. O esporte ajuda no desenvolvimento dos jovens e adultos. Proponente ver. FERNANDA SARDANHA. Aprovada por unanimidade.

Discussão

-Ver. Fernanda: fazer junto com o Picheth as assinaturas, lembrando a importância do esporte, lazer e cultura, e há treinamentos no local.