Publicado em: 01/07/2019 09:46 | Fonte/Agência: Cartório Eleitoral da 012ZE - São Mateus do Sul/PR | Autor: Ellen Caroline Balestreri

Na quinta sessão do Parlamento Jovem de São Mateus do Sul, realizada no dia 27 de junho, os vereadores mirins reuniram-se nas dependências da Câmara de Vereadores e na ocasião foi apresentada uma indicação pela vereadora mirim Poliana Carvalho Ribas, a qual solicitou assistentes sociais disponíveis 24horas por dia para atender a demanda durante a noite e a madrugada. A indicação foi aprovada por 7 votos e 2 abstenções.

Ainda nesta sessão, foi votado o requerimento da vereadora mirim Amanda Camila de Paula e Silva para que o Parlamento Jovem aprove o envio da indicação apresentada e aprovada em plenário na data de 30/05, consistente na disponibilização de um psicólogo nos colégios públicos do município, ao gabinete do deputado estadual Emerson Bacil, considerando que durante a visita do Parlamento à Assembleia Legislativa do Estado na data de 17/06, o deputado solicitou o encaminhamento da referida indicação para ser anexada ao seu Projeto de Lei que tem objetivo semelhante, porém, nas escolas da rede pública estadual. O requerimento foi aprovado por 7 votos e 2 abstenções.

Na sessão também foi debatido o tema “Segurança das urnas eletrônicas” e para expor dados técnicos sobre o assunto foi convidado como palestrante o juiz eleitoral, Dr. André Olivério Padilha, o qual esclareceu e contribuiu sobremaneira para que os presentes agregassem mais conhecimentos sobre a segurança do voto eletrônico.

O vereador mirim Leandro César Guimarães fez o uso da tribuna para relatar a viagem do Parlamento Jovem à Curitiba em 17/06, oportunidade em que conheceram a Assembleia Legislativa do Estado, o Tribunal de Contas do Estado e o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná.

Por fim, o presidente do Parlamento Jovem, Matheus Oliva, fez uso da tribuna para fazer uma breve homenagem ao Dr. André Olivério Padilha, agradecendo por todo o conhecimento que sempre transmitiu aos envolvidos no projeto. A sessão foi encerrada próximo das 21 horas.

Uma sociedade é construída com a participação de todos e nossos jovens estão dando uma aula de cidadania!

A próxima sessão será realizada no dia 29 de agosto, pois em julho o Parlamento Jovem entrará em recesso, devido às férias escolares. Todos estão convidados a participar!