Publicado em: 07/06/2019 16:45 | Fonte/Agência: Cartório Eleitoral da 012ZE - São Mateus do Sul/PR | Autor: Parlamento Jovem

No dia 30 de maio, a Câmara Municipal de São Mateus do Sul abriu as portas para que a população pudesse assistir à 4ª Sessão Ordinária do Projeto Parlamento Jovem. Contando com a presença do presidente, Matheus Oliva, da primeira secretária, Amanda Camila de Paula e Silva, e também dos demais vereadores mirins que integram o projeto, Leandro César Guimarães, Poliana Carvalho Ribas, Amanda Laís Maciel, Caroline de Souza Wisniewski, Jaíne Eulália de Oliveira e Ellen Caroline Balestreri, a sessão teve início às 19h30min.

Após a chamada nominal dos vereadores, a secretária fez a leitura da matéria da ordem do dia, na qual constava um requerimento referente à inclusão de psicólogos na rede pública de ensino, uma vez que atualmente muitos são os casos de estudantes com doenças psicológicas, como depressão e ansiedade, que não possuem recursos financeiros para um tratamento particular; todos os presentes demonstraram-se favoráveis ao projeto apresentado pela secretária Amanda Camila de Paula e Silva, que será encaminhado ao prefeito.

A profissional da área da saúde, Vilma Aureliuk Carvalho, foi convidada a dar abertura ao debate sobre a "Legalização do Aborto". Ela apresentou todo o seu conhecimento acerca do tema e esclareceu as diferenças entre as diversas formas de aborto. Em seguida, os jovens vereadores expuseram seus argumentos favoráveis e contrários ao tema. Ao fazer o uso da tribuna livre, o presidente agradeceu a presença de todos e declarou o encerramento da sessão.