Horário de funcionamento: 2ª a 6ª, das 08h às 12h e das 13h30 às 17h

Notícias

 


Publicado em: 30/04/2019 13:33 | Fonte/Agência: Câmara Municipal de São Mateus do Sul | Autor: Amanda Camila de Paula e Silva - Autora da ata da sessão

 

Foto de Gilberto Rampanelli Balestreri

 

No dia 25 de abril de 2019, com início às 19h30min, realizou-se a 3ª Sessão Ordinária dos Vereadores Mirins, através do Projeto Parlamento Jovem, nas dependências da Câmara Municipal de Vereadores. Compuseram inicialmente a mesa de autoridades o Presidente, Matheus Oliva, e a Primeira Secretária, Amanda Camila de Paula e Silva, estando presentes também o Vereador Leandro César Guimarães, e as Vereadoras Ellen Caroline Balestreri, Poliana Carvalho Ribas, Jaíne Eulália de Oliveira, Caroline de Souza Wisniewski, Amanda Laís Maciel e Maísa de Oliveira Santos. Realizando a abertura da sessão, o Presidente saudou os presentes e convidou para tomar assento à mesa a Diretora do Colégio Estadual São Mateus, Sra. Telma Pelegrini Staniszewski e o Excelentíssimo Presidente da Câmara, Sr. Nereu Edmundo Dal Lago.

Iniciada a leitura da matéria incluída na ordem do dia, foi identificado um requerimento apresentado pela vereadora Amanda Laís Maciel, referente à criação de um grupo de apoio para mulheres vítimas de qualquer tipo de violência em nosso município. A vereadora autora do requerimento complementou com algumas palavras explicando mais sobre seu intento e mostrando a importância de sua aprovação. Todos os vereadores foram favoráveis, restando o requerimento aprovado por unanimidade. 

Na oportunidade, ainda, o Presidente Matheus deu início ao debate do dia, que teve como tema “Violência contra a mulher”. As Vereadoras Ellen, Amanda Camila e Maísa, responsáveis pela Comissão de Educação, Saúde e Assistência Social, abriram o debate expondo suas opiniões sobre o assunto. Na sequência, o Vereador Leandro e as Vereadoras Amanda Laís, Poliana, Caroline e Jaíne contribuíram com o debate reportando-se a dados estatísticos afetos ao assunto e seus pontos de vista no tocante à violência praticada contra a mulher. 

A fim de abrilhantar o debate, o Presidente convidou a Psicóloga Rosana Ehlke Vistuba para fazer o uso da palavra. A convidada apresentou ao público o seu conhecimento sobre o assunto, decorrente de sua experiência profissional, eis que atua na reestruturação das famílias após os atos de violência, ministrando cursos e palestras sobre relacionamento aos autores das agressões. Após a explanação da Psicóloga, duas alunas do Colégio Estadual São Mateus, Caroline Lima e Luíza Furtado, enriqueceram o debate com suas opiniões e citações a respeito do tema do dia. 

Após, a Diretora Telma e o Presidente Nereu fizeram o uso da palavra e expressaram gratidão e satisfação por um tema tão importante e oportuno como o debatido ter sido colocado em pauta pelos jovens. Fazendo uso da tribuna, o Presidente Matheus encerrou os trabalhos parabenizando a todos pelo empenho e dedicação à sessão, reforçando a importância de falar a respeito da violência contra a mulher não só em eventos, mas também em nosso dia a dia. A sessão ainda contou com a presença das vereadoras Marta Centa e Fernanda Garcia Sardanha.


Matéria de: Amanda Camila de Paula e Silva